sábado, 21 de janeiro de 2012

Pipa Arraia



 
Material:
  • Papel de seda colorido
  • 2 varetas de bambu ou japonesa com 50 cm de comprimento e 3 mm de espessura.
 • Tesoura
 • Cola
 • Linha 10 Corrente, para empinar.
 
 
01 - A folha de papel de seda tem um tamanho padrão. Mas você não vai precisar da folha inteira, por isso, corte-a ao meio. Dessa metade da folha, corte um quadrado (que vai ser o corpo da arraia). Note que vai sobrar um pedaço. Corte esse pedaço de modo que fiquem duas tiras. Você vai usar essas tiras para fazer as barbatanas. Você pode usar as tiras de papel da mesma folha ou cortar as tiras de um papel de cor diferente. Quanto às varetas, note que elas devem ter uma medida de três dedos a mais que a diagonal do quadrado de papel de seda.
 
02 - Junte as duas tiras e dobre-as ao meio, como você vê abaixo. Essa dobra serve para agilizar na hora de fazer os cortes. (veja figura 3 )
 


 
 
03 - Faça cortes retos e paralelos entre si. Cada corte deve ter aproximadamente 1 cm. No final, as tiras de papel vão ficar como na foto ao lado.
 
04 - Lembre-se daquele quadrado do passo 1? Agora é a hora de você usá-lo. Cole as barbatanas, uma de cada lado da extremidade inferior da arraia.
 

 
05 - Passe cola na primeira vareta.
 
 
 
06 - Fixe essa vareta na diagonal do papel, de um extremo ao outro. Como a vareta é maior que essa diagonal, vai sobrar um pedaço dela para fora, na parte de baixo. 
 

 
07 - A outra vareta vai ser posicionada na outra diagonal da arraia, só que formando um arco. Para fixar a vareta na posição, prenda uma linha numa ponta da vareta e envergue para que ela se curve até ficar com o mesmo comprimento da diagonal (isso é possível porque a vareta é maior que a diagonal do papel, está lembrado?). Passe cola na vareta...
 
08 - ... e fixe-a no corpo da arraia, como você vê na foto ao lado.
 
09 - Agora vamos, com muito cuidado, fazer o estirante. Faça dois pequenos furos no ponto onde as varetas se cruzam, como mostra a foto. Passe uma linha de modo que ela atravesse o papel pelo cruzamento das varetas, depois faça um nó. Importante: o nó deve ser dado na parte da frente da arraia (o lado oposto das varetas), que é onde vai ficar o estirante.
 
 
 


 
10 - Estique a linha até chegar a um ponto que esteja a quatro dedos de distância da vareta envergada. Depois, prossiga esticando a mesma linha até chegar na ponta da vareta da parte de baixo da pipa (siga a orientação da linha tracejada mostrada na foto). Está feito o cabresto. A linha para empinar deve ser amarrada na extremidade do ângulo feito pela linha. Envergue um pouco mais a vareta horizontal sem deslocar do papel.
 
 
 
11 - Faça as rabiolas (da maneira como como você aprendeu anteriormente) e cole na extremidade inferior da arraia (foto abaixo).
 
 
 
Dicas:
1
 - Para se conseguir um quadrado exato da folha de papel, é necessário juntar as extremidades superiores esquerda à lateral direita, formando um triângulo.
Em seguida, cortar o papel e guardar o restante para a confecção das barbatanas que servirão para decorar e estabilizar o vôo da pipa.
 
FIM

Nenhum comentário: